Castelos – Memórias da História
No dia 31 de março, realizou-se uma palestra subordinada ao tema “Castelos templários”, no auditório da escola sede, com a presença do professor José Carlos Moura, que apresentou o livro “Pedro Alvares Alvito”, bem como o filme de animação com argumento baseado no mesmo. Também foi visionado o vídeo “Castelo Branco no alvor dos tempos.”
O professor José Carlos Moura fez uma introdução respeitante aos vídeos para que os alunos compreendessem a mensagem transmitida, tendo inclusivamente sido colocadas algumas questões que demonstraram bastante interesse pela temática abordada na palestra. O grupo de História e Geografia de Portugal agradece à Biblioteca Municipal a oferta de um exemplar do livro “Pedro Alvares Alvito” aos professores Carlos Couto, Fátima Esteves, Helena Cardoso e Lígia Silva, bem como à Biblioteca Escolar.
No auditório foram colocadas três maquetas de castelos elaborados pelos alunos do 5.º ano após ter sido lecionado, na disciplina de História e Geografia de Portugal, o conteúdo “A formação do reino de Portugal”, no qual foram explorados aspetos respeitantes à construção dos castelos, as suas partes constituintes, a sua localização estratégica, nomeadamente ao longo da linha defensiva do rio Tejo e como fortificação que também servia de habitação aos nobres e aos reis. Os alunos do 5.ºano, nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, construíram castelos sob orientação das professoras Paula Ribeiro e Conceição Pombo e utilizaram materiais reciclados com a preocupação pelo princípio da sustentabilidade ambiental, tendo sido feita a reutilização de diversos materiais. A professora Manuela Tomé, com o 5.º5, fez uma abordagem diferente, tendo os alunos elaborado uma representação/construção (tridimensional) de um castelo, tendo como base padrões com papel de revista, tintas diversas e o pensamento criativo focado em cumprir o propósito inicial: dar largas à imaginação e criar “O meu castelo imaginário!”
A interdisciplinaridade entre História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Tecnológica originou uma viagem ao passado, contribuindo para saberes mais estruturados.
Uma viagem tão especial não podia terminar sem a audição de músicas tocadas à guitarra por uma referência da cidade, o conhecido radialista Amável Pires, que generosamente aceitou o convite.
O grupo de História e Geografia de Portugal agradece aos docentes Carlos Barata, Filipe Simões, Isabel Bicho e Soraia Coelho que acompanharam os alunos ao auditório para assistirem à palestra. Um especial agradecimento aos encarregados de educação que apoiaram os seus educandos na construção de castelos em estreita ligação com os professores das disciplinas intervenientes.
A viagem proporcionada aos alunos com a realização das atividades anteriormente mencionadas contribuiu para a consolidação de conhecimentos que foram interiorizados com a construção de diversos castelos, com recurso a diferentes materiais, que foram expostos no átrio principal da escola sede.
Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica e simbólica de um país!
Castelos – Memórias da História
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt
Previous