Visita de Estudo ao Monte Silveira Bio
No dia 4 de dezembro de 2024, a turma do 8.º3 no âmbito do 3.º Prémio alcançado no Concurso Vídeos Escolas do projeto FUSILLI – Castelo Branco visitou o Monte Silveira Bio.
À chegada, os alunos e os professores foram recebidos pelo microbiólogo e gestor do projeto do Monte Silveira Bio, Diogo Pinho, que falou da importância da vegetação na proteção dos solos e que através de brincadeiras e jogos interativos foi revelando a importância de como uma cobertura vegetal variada (matéria orgânica e fertilidade) ajuda a proteger os solos da erosão, a reter a água da chuva e favorece a sua infiltração nos aquíferos. A visita prosseguiu pelos campos envolventes ao monte, o qual é constituído por cerca de 700 ha, sendo cinco centenas destinado ao sistema silvopastoril de montado na qual é praticada uma gestão planeada das pastagens com bovinos, ovinos, suínos e equinos. Os restantes 200 ha são dedicados à produção de cereais, leguminosas (grão de bico, feijão, tremoço e feijão frade), forragens e olival, usando-se práticas regenerativas com a integração dos animais.
Tendo por base a abordagem da agricultura regenerativa, este espaço tem uma grande componente científica com a participação em vários projetos de investigação com universidades e institutos tanto em Portugal como fora do país, para conseguir criar conhecimento no âmbito do desenvolvimento da agricultura biológica.
A turma gostou muito da experiência e voltou com a certeza de que aprendeu muito sobre as práticas regenerativas do solo que pretendem minimizar as alterações climáticas.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt