Visita a Belmonte
Dia 22 de novembro de 2024 foi dia de História para as turmas do 4º ano das Escolas Afonso de Paiva, Mina e S. Tiago, numa visita a Belmonte, uma das vilas históricas de Portugal, terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral.
Belmonte é quase tão antigo quanto a criação de Portugal, pois o seu foral data de 1199, embora a presença humana se note desde a época dos romanos.
A todos foi proporcionada a vivencia histórica com visitas guiadas ao Castelo de Belmonte, que data do século XIII e foi um dos lugares onde a família Cabral morou. Além disso, foi onde o navegador Pedro Álvares Cabral nasceu, em 1467, para depois, em 1500, descobrir o Brasil enquanto tentava chegar à Índia.
Seguimos para a Igreja de Santiago, monumento do século XIII, mais precisamente de 1240, que fica num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela. No conjunto da Igreja encontramos ainda a capela, atualmente o Panteão dos Cabrais.
Também ligado à família, o Museu dos Descobrimentos que fica junto à casa solar onde a família Cabral habitou, atualmente um museu interativo, de sensações e afetos que nos transporta para a história de mais de 500 anos dos descobrimentos.
Presença marcante nesta localidade foi sempre a comunidade judaica, que se refugiou nesta vila em Portugal, desde que o Rei D. Manuel I, em 1496, ordenou a sua expulsão ou então teriam que se converter ao Cristianismo e que sempre mantiveram as suas tradições.
O Museu Judaico de Belmonte faz uma homenagem aos Judeus que durante séculos tiveram que resistir às intensas perseguições e conta também a sua importância na história de Belmonte.
Por último, também ligado às tradições desta vila, o Museu do Azeite, que fica localizado num antigo lagar onde é possível observar toda a maquinaria do século XX, da transformação da azeitona em azeite.
Visita educativa e agradável, muito bem acolhida pelos alunos, que consideraram esclarecedora e enriquecedora, permitindo aprofundar os seus conhecimentos de forma mais integrada e ativa.
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt