Noite dos Livros Censurados
No ano em que comemoramos 50 anos da Revolução que instaurou a liberdade em Portugal, o PNL 2027 (Plano Nacional de Leitura), com o apoio da APEL e do jornal Público, quis lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos, em Portugal e no mundo. Deste modo lançou o desafio para que fossem organizadas noites de livros censurados, trazendo à luz textos e autores que ao longo da História foram votados à escuridão.
As Bibliotecas Escolares do AE Afonso de Paiva aceitaram o desafio e trouxeram a celebração da leitura censurada para o cenário informal do “Jardim de Abril”, num dos espaços exteriores da escola sede, lembrando que os livros não são para ser venerados, nem fechados em armários. Pelo contrário, os livros fizeram parte da revolução e fazem parte das nossas vidas e do nosso crescimento. Censurá-los ou bani-los restringe o nosso potencial de crescimento enquanto sociedade e limita a nossa capacidade de compreender o mundo ao nosso redor.
A Noite dos Livros Censurados no AE Afonso de Paiva decorreu entre as 18h e as 20h de 24 de abril e por entre leituras de excertos de livros e poemas proibidos ou censurados em Portugal durante o Estado Novo, nas vozes de alunos e professores do Agrupamento, houve também lugar a momentos musicais pela guitarra e voz do professor Rui Duarte, anterior diretor do Agrupamento, com músicas também elas alvo de censura antes do 25 de Abril. A Noite dos Livros Censurados terminou com um brinde aos autores que, durante o Estado Novo, viram as suas obras banidas, mas cujas palavras continuaram a ecoar nas nossas almas, àqueles que nos ensinaram que um livro é mais do que papel e tinta; é um ato de resistência, um manifesto de esperança, procurando que esta noite seja um marco na nossa jornada coletiva de apreciação da literatura, e que cada livro que salvámos da censura sirva como um lembrete da nossa resiliência e do nosso compromisso inabalável com a liberdade de expressão.
A iniciativa encerrou o Programa das Comemorações dos 50 anos de Abril do AE Afonso de Paiva, com múltiplas atividades integradas no Projeto “Abril depois de abril” que decorreu de janeiro a abril de 2024, em todas as unidades orgânicas do Agrupamento, num Plano de Ação coordenado pela professora bibliotecária Carla Nunes, contando com a colaboração dos elementos da equipa das bibliotecas e professores das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino e com o apoio da Direção do Agrupamento.
#50anos25abril #rbe50anos25abril
A Equipa de Divulgação e Comunicação (EDC):
Carla Nunes (Coordenação)
Júlio Diamantino
Paulo Duarte
Tiago Sousa
email: diivulgacao@afonsopaiva.pt