CodingLab – construindo futuros líderes digitais
No seu segundo ano de existência, o Projeto CodingLab – Laboratório de Programação e Robótica em Inglês, alargou a sua área de intervenção a todos os alunos das turmas de 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, envolvendo as EB Afonso de Paiva, Castelo, Mina, Salgueiro do Campo, S. Tiago e Sarzedas. Mensalmente, nas sessões/ aulas de Inglês (1h) realizadas com os alunos de 3º ano, foi desenvolvida a Academia de Código ubbu e no 4º ano foram trabalhadas a programação e a robótica. Numa iniciativa lançada em 2021 pela professora de Inglês Carla Nunes, em colaboração com o professor de Informática Júlio Diamantino, a implementação deste projeto contou neste ano letivo com a colaboração da Biblioteca Escolar (empréstimo dos tablets; instalação das aplicações) e dos professores Célia Marques e Filipa Nunes do grupo 120 e Ângela Martins e Tiago Sousa do grupo 550 (operacionalização do projeto) e, em regime piloto, com a articulação com a disciplina de matemática no 1º ciclo, com a professora Graça Gabriel com a turma AP4B.
Entre outras, os alunos que participam neste projeto realizaram atividades de programação por blocos, com recurso ao ubbu, ao Scratch e à app RoboMaker START (Clementoni), com desafios e outras atividades ou jogos, envolvendo diferentes abordagens (robótica, programação e atividades sem tecnologia), no âmbito de áreas de conhecimento e disciplinas distintas, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem como a aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação, a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem baseada em projeto, procurando desenvolver o pensamento computacional, experimentando e vivenciando o pensamento científico de maneira interpretativa e reflexiva. Alguns dos objetivos principais deste projeto assentam no reconhecer e utilizar vocabulário específico em inglês; procurar e identificar informação em suportes de escrita variados em inglês; abordar os conceitos científicos, interligando-os com a prática; desenvolver o raciocínio; fomentar estratégias de resolução de problemas e a lógica na construção de robôs e nas aplicações para controlo dos mecanismos; proporcionar desafios que permitam desenvolver a criatividade, a imaginação e a inovação; promover a comunicação, o trabalho colaborativo e a entreajuda; e desenvolver valores, atitudes e estratégias de resiliência.
A avaliação centra-se no processo e não no produto final, sendo o reflexo de um trabalho contínuo, um conjunto de momentos de avaliação que não servirão para quantificar o aluno, mas para proporcionar oportunidade para verificar se os objetivos estão a ser atingidos e para melhorar e aperfeiçoar o seu trabalho, adotando atividades de avaliação formativa, realizadas ao longo das diversas aulas e da concretização das diversas etapas do projeto, assumindo, assim, um caráter regulador das aprendizagens dos alunos.
Este é mais um dos projetos em desenvolvimento no Agrupamento, especificamente na disciplina de Inglês do 1.º Ciclo, sempre com o objetivo de desenvolver mais e melhores aprendizagens, promover a literacia digital, aprimorar competências e melhorar o ritmo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas, estimulado as facetas inovadoras, inventivas e empreendedoras dos alunos.
A Equipa de Comunicação e Divulgação,
Carla Nunes, Júlio Diamantino, Paulo Duarte, Tiago Sousa