EB1 de Salgueiro do Campo – Escola e Ensino Doméstico de mãos dadas!
No dia 14 de outubro, durante o período da manhã, a EB1 e o JI de Salgueiro do Campo assinalaram o Dia Mundial da Alimentação de uma forma diferente.
Para permitir um maior enriquecimento e interligação entre todas as crianças do estabelecimento de ensino, a mãe Sonja Tavares, encarregada de educação do aluno Bastian Tavares, aceitou o desafio lançado pela professora Iris Afonso Pais, responsável educativa do processo de ensino doméstico do seu filho. Assim, deslocou-se à escola, para dinamizar diversas atividades com todas as crianças, contando ainda com a colaboração de todos os adultos.
Com a sua presença, as crianças aprenderam mais sobre a origem da efeméride do Dia Mundial da Alimentação e sobre a importância de evitar o desperdício alimentar e procurar fazer uma alimentação mais saudável.
Para isso, puderam dialogar entre todos, conhecer algumas sementes usadas nas hortas da região, conhecer o significado das diversas informações presentes nos rótulos da maior parte dos produtos usados na sua alimentação e aprender a conhecer um pouco mais sobre a frescura de alguns alimentos, como por exemplo os ovos.
No pátio exterior, puderam também reutilizar alguns dos pacotes vazios do leite escolar, transformando-os em vasos para semearem algumas plantas cujas sementes puderam conhecer nas atividades anteriores.
Associando esta atividade com o projeto «Hortas Escolares – Projeto Fusilli», no qual a EB1 de Salgueiro do Campo também participa, as crianças semearam cebolas, pimentos, espinafres, beterrabas e cenouras que, mais tarde, serão transplantadas para a horta do estabelecimento de ensino.
Ao longo do processo de germinação dessas sementes, cada criança, com a colaboração dos adultos envolvidos, será responsável por regar as plantas semeadas nesta atividade.
Na opinião de todos os envolvidos, principalmente das crianças, este tipo de atividades é muito importante, pois permite aprender fazendo.
É de realçar o facto de se tratar de uma dinâmica que envolve quer as crianças em regime presencial, quer aquelas que, como o Bastian e a sua irmã Luna, se encontram em regime de ensino doméstico.
Trata-se de uma excelente oportunidade de melhorar a socialização de todos os envolvidos e através da qual todos saem vencedores.
A Equipa de Comunicação e Divulgação,
Carla Nunes, Júlio Diamantino, Paulo Duarte, Tiago Sousa