Projeto eTwinning “Yo Soy Arte / L’ Art dans tous ses états / Am’ ARTE” – Etapas 1, 2 e 3
O projeto eTwinning “Yo Soy Arte / L’ Art dans tous ses états / Am’ ARTE” foi recentemente concluído e temos agora o prazer de divulgar os principais resultados alcançados, o que iremos fazer em publicações distintas.
Neste projeto de âmbito internacional, fundado pelas docentes Alice Nascimento (AE Afonso de Paiva) e Stéphanie Sheriaa (França), a arte deu o mote para diversas atividades de produção artística e linguística. Participaram três agrupamentos portugueses (AE Afonso de Paiva, AE Raul Proença e AE da Bemposta) e uma escola francesa (Collège Robespierre), com alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, consoante as escolas. O projeto teve uma abordagem multidisciplinar, envolvendo um número variável de disciplinas e de professores por escola, dependendo do contexto.
Relativamente ao trabalho realizado com os alunos, numa 1.ª fase, a apresentação do projeto aos alunos deu o mote para uma reflexão sobre o que é a arte e como ela é importante na nossa vida (Etapa 1: “O que é a arte para ti?”). Os alunos sintetizaram depois as suas ideias escrevendo palavras-chave numa nuvem de palavras coletiva na qual participaram todos os parceiros do projeto (nuvem bilingue, em português e espanhol). Esta atividade foi desenvolvida no 1.º ciclo, com as adaptações necessárias, e nas disciplinas de Português e Espanhol.
Posteriormente, realizámos as atividades previstas para o tema “Quem somos?” (etapa 2): os professores e os alunos apresentaram-se através de um avatar com voz. Para tal, conceberam o seu avatar digital, escreveram um texto de apresentação e gravaram um áudio, publicando, por fim, o seu trabalho num mural digital comum. Mais uma vez, foram envolvidos os alunos dos três ciclos. Ainda a propósito deste tema, nas aulas de Espanhol, os alunos elaboraram um vídeo de apresentação da escola. Para tal, realizaram filmagens nas quais integraram a sua voz.
Seguiu-se a etapa 3: um concurso de logotipo. Todos os alunos participaram, tendo criado uma proposta que fosse adequada ao tema do projeto. No 1.º ciclo, optou-se por logotipos realizados manualmente e, no 3.º ciclo, pela utilização de ferramentas digitais. Por fim, os alunos votaram no seu logotipo preferido, tendo ficado o mais votado como imagem representativa do projeto.
Seguiram-se outros temas cujos resultados iremos divulgar publicações posteriores.
O balanço destas três etapas foi muito positivo, pois os alunos revelaram motivação e realizaram trabalhos de qualidade.
A coordenadora do projeto, Alice Nascimento