Aprender a ser solidário
Na tarde do dia 4 de maio de 2022, quatro alunos do 2.º ano da EB1 de Sarzedas, do AE Afonso de Paiva, em representação de toda a turma e acompanhados pela respetiva professora titular, Maria do Rosário Baptista, dirigiram-se à sede da APPACDM de Castelo Branco para oferecerem um jogo idealizado e elaborado por eles em parceria com uma equipa internacional de escolas europeias que integram o projeto eTwinning “Soci@l Revolution”.
A elaboração do jogo visou a aprendizagem na prática do conceito de solidariedade, pois o objetivo principal da atividade educativa foi doar o resultado obtido a uma instituição de solidariedade social local vocacionada para trabalhar com crianças e jovens.
No processo de preparação do jogo, os alunos da turma trabalharam de forma interdisciplinar, conhecendo, acerca do estudo dos astros, o que é uma constelação e descobriram a lenda do valente guerreiro Perseu associada a uma dessas constelações. Pelo caminho, trabalharam Expressão Plástica para representarem a constelação investigada. Entretanto, os parceiros de Ceuta (Espanha), com uma impressora 3D, fizeram estrelas em material fluorescente. Outra turma espanhola fez os cartões plastificados de todas as constelações trabalhadas pelas turmas integrantes no projeto. Na Alemanha, foram feitos os panfletos explicativos das regras do jogo.
Os alunos e a professora da EB1 de Sarzedas foram amavelmente recebidos na APPACDM de Castelo Branco pela sua presidente, Maria de Lurdes Pombo, pela diretora, professora Filomena, e vários estudantes.
Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora para todos os alunos.
NOTA: A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, (IPSS) destinada à promoção de meios educativos, sócio-cultural, profissional e de reabilitação/habilitação de crianças / jovens / adultos com Deficiência Mental.