Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto | 27.janeiro
No dia 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, lembrando os mais de seis milhões de judeus que perderam a vida no Holocausto. Criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 1 de novembro de 2005, através da Resolução 60/7 designada de “Holocaust Remembrance”, esta comemoração assinala o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, no ano de 1945,
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, como tem sido hábito, assinalam esta data em articulação com a Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola e com a disciplina de História, este ano numa colaboração com a Docente Dulce Dias e três turmas de 9º ano, continuando deste modo empenhadas na promoção do seu ensino e de manter viva a memória do Holocausto.
Neste contexto e após um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos, foi lançado um Friso Cronológico (1933-1945), instalado pela colega Maria da Luz Lopes da Equipa das Bibliotecas, completado pelos alunos de 9.º ano com fotografias do “Álbum de Auschwitz”, como é chamado o conjunto de 193 fotos recuperadas por uma sobrevivente destes campos de concentração, Lilly Jacob-Zelmanovic Meier, que acabou por doar, em 1980, o álbum ao Museu Yad Vashem, em Jerusalém. Este Friso Iconográfico está patente no 1.º andar da escola sede, procurando contribuir para o reconhecimento, sensibilização e combate coletivo da distorção do Holocausto.
Complementarmente foi promovido um Ciclo de Cinema Temático, com a projeção diária, na BE Afonso de Paiva (a partir das 15h) de filmes alusivos, assim como uma Exposição Bibliográfica sob o índice temático da 2.ª Guerra Mundial. Foram ainda dispostos Códigos QR em todas as portas das salas da EB Afonso de Paiva, que os alunos aprenderam a criar com a Professora Bibliotecária, com recurso à ferramenta “QRCode Monkey”, a partir de links para imagens, notícias, artigos de opinião, vídeos, entre outros registos e documentos alusivos que os alunos selecionaram com ajuda da Professora de História.
Em jeito de singela homenagem às vítimas do extermínio nazi e reiterando o imperativo de manter viva a memória do Holocausto, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento Afonso de Paiva assumem o compromisso de não deixar esquecer este episódio sombrio da História, reafirmando a importância de promover a educação sobre este marco tenebroso, confiante de que, ao fazê-lo em conjunto com os professores, está a contribuir ativamente para a educação e formação cívica, social e moral dos alunos, para #nuncaesquecer.
“A nossa melhor homenagem aos que morreram no Holocausto é a criação de um mundo de igualdade, justiça e dignidade para todos.”
(Secretário-Geral da ONU, António Guterres)
A Professora Bibliotecária, Carla Nunes