Projeto eTwinning “A Arte no meu coração” – Olhos que veem, mãos que contam
O que vemos e pensamos quando observamos uma pintura? O que nos prende, nos intriga e/ou nos comove nas suas figuras, formas e cores? Que histórias imaginamos? Este foi o mote para um dos desafios lançados aos alunos envolvidos no projeto eTwinning de cariz internacional e interdisciplinar “The Art in my heart / L’art au coeur / El Arte en mi corazón / A arte no meu coração / L’Arte nel cuore” (turmas 9.º 3, 9.º 4, 9.º 5 e 9.º 6 da EB Afonso de Paiva e quatro turmas de escolas europeias).
No ano letivo anterior, os alunos selecionaram pinturas famosas sobre as quais realizaram trabalhos de pesquisa e apresentações orais em português (língua materna e língua segunda) e em língua estrangeira (consoante as turmas, em espanhol, francês ou inglês). Entre outras iniciativas, com as imagens, construímos, então, a nossa galeria de arte virtual.
Este ano, no primeiro período, pedimos aos alunos que escolhessem uma obra de arte da nossa galeria e olhassem para a mesma de outra maneira: o propósito era observar os detalhes, interrogar-se sobre o que estava representado, colocar hipóteses acerca da mensagem da obra e imaginar uma história. Esta imersão na arte e a mobilização de conhecimentos linguísticos foram o suporte para a dinamização de uma oficina de escrita criativa desenvolvida nas aulas de Português e de Língua Estrangeira, em trabalho de pares. O resultado foi muito positivo, dada a criatividade e sensibilidade demonstradas pelos alunos, que aceitaram o repto de forma entusiasta. Assim, cada par escreveu, para a “sua” obra de arte, a primeira metade de um texto narrativo: primeiro em língua portuguesa, adaptando-o depois para a língua estrangeira com que os alunos trabalham no projeto. Todo o processo foi desenvolvido em contexto de sala de aula, recorrendo a várias ferramentas digitais (Google Docs, plataforma Teams e TwinSpace, entre outras), bem como aos telemóveis dos alunos. A continuação de cada história, igualmente baseada numa pintura, fica agora a cargo dos alunos dos outros países participantes: Itália (Sicília) e França (metrópole e ilha da Reunião). No fim, cada grupo internacional discutirá o título a atribuir à sua história. Aguardamos, com muita expectativa, o que irá suceder às personagens criadas pelos alunos portugueses!
A arte, enquanto espelho da nossa identidade, foi o que levou ainda os docentes a solicitar que cada aluno escolhesse uma pintura para a sua imagem de perfil na página do projeto (TwinSpace) e fizesse a respetiva edição nas aulas de TIC e de Português Língua Segunda. Foi igualmente uma forma de os alunos retomarem contacto com o projeto e reverem o modo de funcionamento da respetiva página eletrónica. A nossa galeria de arte ampliou-se consideravelmente desde então.
O nosso projeto incluiu outras iniciativas que implicaram a criação artística e a comunicação escrita. Das mesmas daremos conta noutra publicação.
Os professores Alice Nascimento, Ana Filipa Valente, António Fontinhas, Catarina Rola, Graça Gil, Isabel Lima, Isabel Madeira, Júlio Diamantino e Margarida Almeida felicitam os alunos pelo excelente trabalho realizado!