Halloween in the School Library… Trick or Pete!
Mais uma vez e na semana de 26 a 30 de outubro, as Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva vestiram-se a rigor para assinalar a celebração inglesa do Halloween, também chamado de Dia das Bruxas, animando os seus pavorosos utilizadores e fomentando horrendas e assustadoras leituras!
A terrífica Professora Bibliotecária (e Professora de Inglês) Carla Manuela Nunes, em articulação com os horroríficos Professores de Inglês do 1º ciclo, dinamizou cinco sessões de animação de leitura, decorridas na BE Afonso de Paiva, para cerca de uma centena de horripilantes alunos das turmas de 3º e 4º anos das EB Afonso de Paiva e EB S. Tiago, numa “not too scary” leitura expressiva em voz alta (em Inglês) do título “Pete the Cat: Trick or Pete” de James Dean. Seguiu-se a narração oral da medonha “Little Box of Horrors” (Roly Poly Box Books) de Kees Moerbeek, numa tenebrosa, mas muita participada e animada, apresentação das terríveis criaturas que habitam na pequena caixa dos horrores!
Para os Professores de Inglês muitos são os benefícios de motivar os alunos a ler em inglês, pois não só permite o alargamento vocabular, o que os ajudará nas aulas desta disciplina, mas também motiva o interesse pela língua, proporciona o desenvolvimento do bem-estar emocional, ao ensinar valores morais num contexto facilmente identificável e compreensível e permite o desenvolvimento da resiliência, da inteligência emocional, da criatividade e do pensamento crítico.
No final de cada sessão, houve lugar a uma explicação breve da origem, história e tradições do assombrado Halloween, com a devida e necessária alusão à celebração portuguesa do dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, sendo a sessão encerrada com o tradicional e muito apreciado momento de Trick-or-Treat entre o grupo de aterradores alunos e professores, culminando com a oferta pelos Professores de Inglês do grupo 120 dos tradicionais e muito populares Halloween Candies.
Para além de um ciclo de cinema temático ao longo da semana, estiveram dispostas nas duas bibliotecas escolares do agrupamento, repugnantes instalações temáticas alusivas à data e monstruosas exposições bibliográficas referentes à data festiva.
A professora bibliotecária, Carla Manuela Nunes