Projeto eTwinning leva a Arte ao coração de alunos e professores
A arte é um mundo onde cabem todas as sensações, todas as palavras, todos as emoções. Quem se deixa tocar pela arte não volta a ser o mesmo e deixa que no seu espírito cresçam olhos de ver por dentro.
Foi com esta forte convicção que, durante boa parte deste ano letivo, vários docentes da EB Afonso de Paiva desenvolveram o projeto internacional eTwinning “The Art in my heart / L’art au coeur / El Arte en mi corazón / A arte no meu coração / L’Arte nel cuore”, tendo envolvido quatro turmas do 8.º ano desta escola (turmas 3, 4, 5 e 6). Este projeto, que irá ter continuidade no próximo ano letivo, envolve, ainda, três turmas de outros países: França continental, França ultramarina (Ilha da Reunião, no Oceano Índico) e Itália.
Em jeito de síntese, evocamos as principais etapas que já foram cumpridas: planificação minuciosa de todas as etapas; apresentação das escolas e dos professores; apresentação coletiva e individual dos alunos (por escrito e oralmente, no fórum e em vídeo); realização de videoconferências com França continental e Itália, em sala de aula, no 1.º e no 2.º período; sensibilização para o tema; trabalhos de pesquisa; trabalhos de tradução de português para a língua estrangeira com que cada turma participa no projeto; apresentações orais em português e numa língua estrangeira; elaboração de propostas de logotipo (formato digital) e eleição, pelos alunos, do logotipo do projeto; constituição de um museu virtual – a galeria das obras favoritas dos alunos; elaboração de livros digitais sobre as obras e os artistas prediletos de todos os participantes; preparação do trabalho a ser desenvolvido pelos grupos internacionais.
Alguns registos podem ser vistos na seguinte apresentação: https://view.genial.ly/5f0fdcb9bd50260dc68550af/video-presentation-a-arte-no-meu-coracao-ano-i
Na EB Afonso de Paiva, estão envolvidos no projeto os docentes Alice Nascimento (autora e coordenadora do projeto e prof.ª de Português); Ana Filipa Valente (Espanhol); António Fontinhas (Francês); Catarina Rola (Espanhol); Isabel Lima (Educação Visual); Isabel Madeira (Português Língua Segunda); Júlio Diamantino (TIC); Margarida Almeida (Inglês); e Vanda Afonso (Educação Visual).
Da reflexão que os alunos e os docentes fizeram ressalta um balanço muito positivo, pois consideraram o tema muito apelativo, abrangente e potenciador do desenvolvimento de várias competências. De facto, a apresentação de novos desafios aos alunos, integrando atividades bastante diversificadas e o recurso a meios tecnológicos estão na base de uma maior motivação dos alunos e dos professores, pois a dinâmica de projeto leva, também, a abordagens diferentes em sala de aula. O envolvimento de vários docentes e disciplinas e, portanto, a necessidade de planificar e articular as etapas do trabalho, fomenta não só a interdisciplinaridade como também o espírito de equipa e de partilha. Por outro lado, a comunicação com alunos de outros países possibilita aplicar conhecimentos em situação real de comunicação e valoriza a interculturalidade. Os parceiros consideraram, ainda, que as atividades desenvolvidas favoreceram a inclusão e a qualidade das aprendizagens.
Muito reveladora tem sido, também, a reação dos alunos aquando da realização das atividades: foi visível o seu empenho e entusiasmo. A todos prometemos colocar a mesma energia na dinamização do que falta, no próximo ano letivo.