“Livres e Iguais”
Na tarde de quinta-feira, 26 de setembro, duas turmas do 3.º ciclo (9.º 4 e 7.º 6) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do Projeto Pedagógico de Promoção do Interculturalismo “Livres e Iguais”, no âmbito da Semana da Multiculturalidade.
Este projeto visa sensibilizar jovens do 7.º ao 12.º ano para a não discriminação, com o propósito de acabar com qualquer tipo de discriminação fundada no princípio da ignorância e do ódio. O projeto pretende ainda, torná-los agentes ativos na edificação de uma sociedade intercultural e dotá-los das ferramentas necessárias para derrotar, seja neles próprios, seja em quem os rodeia, os comportamentos discriminatórios em função da raça, da etnia e da nacionalidade.
Assim, a convite da “Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, entidade executora do Plano Municipal para a Integração de Migrantes| PMIM”, juntamente com alunos de outras escolas do município, os nossos jovens foram brindados com uma apresentação fantástica do livro por uma técnica da empresa Betwein e do músico Carlão, que interpretou algumas passagens do livro, bem como com pequenas apresentações teatrais ilustrativas de situações de descriminação interpretados pelo grupo “Gato Escaldado”. No final, todos os presentes foram ainda brindados com algumas canções originais de Carlão.
A iniciativa deixou, certamente, a sua marca nos presentes, mas e tal como referem os organizadores: “Livres e Iguais é apenas um ponto de partida. O caminho e a meta da interculturalidade é uma experiência individual num propósito coletivo. Se cada um fizer a sua parte, juntos alcançaremos a justiça para todos e todas, sem exceção!”.
Para quem quiser continuar a explorar a temática deixamos o endereço eletrónico: https://www.livreseiguais.com/.