UMA VISITA À EXPOSIÇÃO “ A FLORESTA: MUITO MAIS DO QUE MADEIRA”
No dia 8 de fevereiro, a nossa turma – 6.º 3 – da escola Afonso de Paiva foi visitar a exposição: “ A floresta: muito mais do que madeira” promovida pela Fundação La Caixa e pelo BPI, localizada no centro cívico de Castelo Branco, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Português.
Esta exposição demonstrou-nos, através de atividades interativas, a importância da floresta no equilíbrio do planeta Terra. As árvores ajudam a formar os solos, protegem da sua erosão, intervêm no ciclo da água, regulam a humidade e temperatura, purificam o ar, através das trocas gasosas que se estabelecem na fotossíntese e na respiração das plantas.
Para além disso, a exposição apresentava-nos a floresta como um dos ecossistemas terrestres com maior biodiversidade. Ficámos a conhecer as espécies de árvores que povoam a Península Ibérica e as suas diversas utilizações, como fonte de alimento e como fonte de matéria-prima para diversas indústrias (construção civil, decoração, têxtil, alimentar, farmacêutica, perfumaria, entre outras).
É assim fácil de perceber que atitudes incorretas para com a floresta como, por exemplo, os incêndios, acarretam muitos riscos para o planeta. É o caso da erosão dos solos, das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, entre outros.
De salientar, nesta exposição, o que os poetas portugueses escreveram sobre as árvores como, por exemplo, o Poema das Árvores, de António Gedeão: “As árvores crescem sós. E a sós florescem (…).// Sem verem, sem ouvirem, sem falarem./ Sós./ De dia e de noite./ Sempre sós”.
Para que elas não se sintam tão sós, ou para que as pessoas percebam que elas são muito mais do que madeira, esta exposição irá passar, até ao início do verão, por várias cidades do país, mostrando a importância da floresta e a necessidade de protege-la e preservá-la.
Bernardo Figueira
Carolina Ribeiro
Sofia Ribeiro
Xavier Dias
6º3