Clube de Francês - Bonjour!

O Clube de Francês inicia a sua atividade no dia 23 de outubro e está aberto a todos os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos que frequentam a Escola Básica Afonso de Paiva, mediante uma inscrição prévia junto do professor responsável, António Fontinhas.

Aprender Francês é ter a oportunidade de comunicar com mais de 200 milhões de pessoas, já que esta língua é falada nos 5 continentes. A língua francesa é considerada uma língua de cultura, mas ela é também uma das mais usadas a nível profissional e, claro, uma das línguas oficiais de diversas organizações internacionais.

Neste âmbito, os objetivos centrais do Clube de Francês visam promover a língua e a cultura francesas, assim como uma iniciação à aprendizagem desta língua. 

Horário do clube:

 

Clube de Informática

No âmbito do Projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, lançado pela Direção-Geral da Educação, no presente ano letivo, foi criado, na EB Afonso de Paiva, o Clube de Informática, destinado aos alunos do terceiro ano de escolaridade. Esta oferta é mais uma ferramenta ao serviço e em articulação com as restantes áreas curriculares e não mais uma área disciplinar.

O trabalho a desenvolver vai ser articulado com o professor titular da turma. Este poderá, por exemplo, trabalhar com os alunos na definição de projetos para alguns dos temas a abordar, na elaboração e correção de textos, ou na seleção de imagens e de sons a utilizar nos projetos.

A principal finalidade é a de que os alunos não só aprendam a programar mas, ao mesmo tempo, aprendam programando. A programação, para além de desenvolver nos alunos a sua criatividade em ciências da computação, promove uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional.

Para um conhecimento mais pormenorizado deste projeto, enunciam-se seguidamente os aspetos vitais que o norteiam.

Público-alvo: alunos do 3.º ano de escolaridade.

Objetivos:

  • Entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação;
  • Analisar algoritmos, identificando o seu resultado;
  • Reconhecer que um algoritmo pode ser reutilizado em diferentes situações;
  • Identificar um problema e decompô-lo em subproblemas;
  • Planificar e criar um projeto de forma estruturada;
  • Resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recurso ao desenvolvimento de programas informáticos;
  • Usar as Tecnologias de Informação e Comunicação de forma responsável, competente, segura e criativa;
  • Desenvolver competências nas diferentes áreas das componentes do currículo, bem como nas áreas transversais, por exemplo, no âmbito da Educação para a Cidadania, em articulação com o professor titular da turma, sempre que o mesmo não seja o responsável pela implementação deste projeto;
  • Apresentar um projeto desenvolvido pelo seu grupo e partilhá-lo com outros;
  • Analisar e comentar projetos desenvolvidos pelos pares.

Atividades:

Depois de uma adaptação ao software utilizado, os alunos deverão, tão cedo quanto possível, realizar os seus próprios projetos, apelando à criatividade e à imaginação. Deverá também ser privilegiada a articulação com os conteúdos que os alunos estejam a estudar e o envolvimento do professor titular de turma no acompanhamento dos projetos elaborados, de forma a contribuir com a articulação referida. Assim, serão desenvolvidos:

1)      Projetos em articulação com as diferentes componentes do currículo;

2)      Trabalhos em grupo na construção dos seus próprios projetos;

3)      Incentivo à criatividade e à diversidade de projetos;

4)      Partilha dos projetos elaborados.

Clube de Música – Uma oferta em crescimento

 

Este ano, pela primeira vez, os alunos do 6.º ano vão ter o seu clube de música. Neste clube, os alunos poderão fazer música de conjunto com os instrumentos do instrumental Orff, designadamente, de percussão, de lâminas (xilofones), entre outros. Se queres fazer parte deste clube e fazer música em grupo, aparece nas segundas, quintas e sextas-feiras, das 14.00h às 14.45h, na sala 32.

O grupo dos alunos dos 8.º e 9.º anos também continuará em atividade, às quartas-feiras, das 15.30 às 17h00, prosseguindo os seus animados e desafiantes projetos musicais no âmbito dos quais aprofundarão o estudo de diversas instrumentos e/ou de técnica vocal.

Prepara-se mais um ano pleno de animação!

Clube de Teatro Afonso de Paiva: há 4 anos a divertir(-nos) e a aprender!

O nosso clube de teatro prepara-se para iniciar o seu 5.º ano de atividade. As atividades irão iniciar-se no dia 4 de outubro. A partir dessa data, os ensaios decorrerão todas as quartas-feiras, das 15h30 às 17h00, no auditório da EB Afonso de Paiva (com um número de inscrições limitado a 15 alunos), sob a orientação das professoras Alice Nascimento e Delminda Ribeiro, contando com outros colaboradores ao longo do ano. 

Quem ainda deseje efetuar a sua inscrição poderá contactar a Prof.ª Alice Nascimento ou comparecer no dia 4 de outubro, no auditório. Prometemos mais um ano em cheio e contamos com o empenho de sempre dos nossos pequenos/grandes atores! Até lá, partilhamos um vídeo que nos recorda alguns dos momentos felizes vividos no clube (clicar no link abaixo).

https://www.youtube.com/channel/UCSIdK_gYrDdCW4agYgT0Qtg?view_as=subscriber

Dados adicionais