Projeto Eco-Escolas 2017-2018

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental.

O Programa Eco-Escolas tem, na nossa Escola, a função de apoiar, promover e monitorizar todas as atividades e projetos cuja finalidade seja tornar o seu funcionamento mais sustentável e ecológico.

As várias disciplinas e projetos/clubes promovem, todos os anos, atividades cujo objetivo é informar, sensibilizar e desenvolver hábitos saudáveis no que concerne à recolha de materiais para reciclagem, redução do desperdício, poupança de água e eletricidade, redução da emissão de gases tóxicos e/ou causadores do efeito de estufa, entre muitas outras situações.

Como aluno consciencioso que és, PARTICIPA! Ajuda-nos a melhorar a TUA escola e a tornar o Mundo um lugar bem melhor!

Projeto Eco-Escolas - Apresentação

Resíduos

 

O Agrupamento promove recolhas seletivas de diversos materiais:

  •  Papel, em ecopontos azuis da Valnor;
  •  Embalagens de plástico e metal, em ecopontos amarelos da Valnor;
  •  Tampinhas, em recipientes fornecidos pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco
  •  Campanha “Gota Solidária”, em colaboração com a Cáritas);
  •  Pilhas, em pilhões fornecidos pela Sociedade Ecopilhas, promotora da campanha Pilhão vai à Escola.

 Colabora, depositando nos pilhões das escolas do Agrupamento pilhas e baterias usadas de lanternas, relógios, rádios, comandos de equipamentos, brinquedos, máquinas fotográficas, telemóveis, computadores portáteis e ferramentas elétricas. A tua participação nesta campanha permitirá à escola ganhar prémios mas, sobretudo, contribuirá para um ambiente mais limpo!

 

ECO-CÓDIGO

O que é o Eco-Código?

 

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa Eco-Escolas, constituindo o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

O Eco-código aqui apresentado foi elaborado com base nas propostas apresentadas pelos alunos das turmas do 2º e 3º ciclos.

 

PROGRAMA ECO-ESCOLAS

http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php

O Programa Eco-Escolas é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), quepretende encorajar, enquadrar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adopção de comportamentos mais sustentáveis.

Uma escola que adere ao Programa Eco-Escolas compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade educativa: alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e comunidade envolvente, nomeadamente o município.

A Escola Básica Afonso de Paiva foi uma das escolas pioneiras na adesão ao programa, em 1996/97 e nos três anos letivos que se seguiram, tendo voltado a participar a partir de 2011/2012.

O trabalho desenvolvido pela Escola mereceu sempre a atribuição da Bandeira Verde e envolveu ações no âmbito dos temas Resíduos, Água e Energia (temas obrigatórios), e do tema Floresta (um dos temas do ano). Neste ano letivo, 2013/2014, continuaremos a trabalhar os temas Resíduos, Água e Energia, escolhendo como tema do ano a Agricultura Biológica. 

Dados adicionais