Afonso de Paiva Cria e Voa com a Força Aérea Portuguesa!

A Força Aérea Portuguesa assinalou este ano o seu 65.º aniversário, subordinado ao tema “65 Anos a Servir Portugal e os Portugueses”, e decidiu lançar um desafio aos mais novos, de forma a despertar-lhes o gosto pela aeronáutica. Assim, os alunos das escolas do distrito de Castelo Branco, cidade que este ano foi escolhida para palco das comemorações, puderam dar provas da sua criatividade, habilitando-se a ganhar prémios.

 O concurso “Cria e Voa Connosco”, no qual participaram 12 alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, dividiu-se em duas categorias: criação literária e criação plástica e os alunos Miguel Ribeiro e Afonso Almeida (9.º1), obtiveram o 1.º e o 3.º lugar, respetivamente, na categoria criação literária e ao aluno Gabriel Pires (5.º3) coube uma Menção Honrosa na categoria criação plástica. Aos vencedores foram ainda entregues outros prémios, designadamente: uma peça alusiva à Força Aérea e uma visita à Base Aérea N.º11 – Beja.

Parabéns a todos os participantes!

 

A professora bibliotecária, Carla Nunes

-----

Mais fotografias em (publicação de 13/07/2017): Facebook Afonso de Paiva

Vila Velha de Ródão – Quando a justiça é diferente de igualdade

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas realizou, no dia 14 de junho, uma visita de estudo a Vila Velha de Ródão. Participaram nesta iniciativa cerca de 50 alunos das várias turmas de 6.º e 7.º ano, os quais foram selecionados a partir de critérios objetivos.

De forma a poderem participar num programa que contemplou a natureza, a articulação entre o modo de vida urbano e rural, entre o passado e o presente, e que proporcionou uma experiência única de comboio e barco, os alunos tiveram de alcançar a melhor pontuação nas suas turmas, na soma de parâmetros que tinham em consideração aspetos relacionados com o desempenho escolar e o comportamento. A estes acresceu outro relacionado com a condição social, o qual foi determinante para garantir uma maior justiça na seleção de alunos.

Tratou-se, assim, de uma iniciativa que procurou contribuir para a promoção do aluno do século XXI, com conhecimento e valores.

-----

Mais fotografias em (publicação de 04/07/2017): Facebook Afonso de Paiva

Turma 1 M da Mina Curte Iogurte

Curte iogurte é um projeto pedagógico desenvolvido no âmbito do programa 1 Iogurte por Dia, que pretende sensibilizar as crianças para o consumo diário deste alimento como parte de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável.

A professora Filipa Nunes e os alunos da turma do 1.º/2.º ano da Mina, em conjunto com as professoras das AEC, Sónia Morgado e Catarina Ventura, aceitaram o desafio e deitaram mãos à obra para desenvolver, com muito empenho, as atividades propostas.

O 1.º desafio consistia na elaboração de um iogurte gigante fazendo uso de material de desgaste e, no final, o iogurte ficou o máximo!

Com o intuito de promover hábitos de alimentação saudável, propunha-se a confeção de um prato em que o iogurte fosse “rei”. Assim, a nossa “Chefe” Inês ensinou todos os colegas a fazer um apetitoso e saudável gelado de iogurte natural e morangos. Hum! Que delícia!

Como 2.º desafio, foi-nos proposto a criação de uma letra de uma música alusiva ao projeto. Mais uma vez, o empenho e a dedicação, conjugados com umas vozes harmoniosas, deram lugar a uma música bem afinadinha que podem escutar no vídeo que completa esta publicação.

E foi deste modo bem lúdico e educativo que todos pudemos aprender mais sobre a importância dos bons hábitos alimentares e da adoção de estilos de vida saudáveis.

-----

Vídeo disponível em: Canal Youtube - Afonso de Paiva

Mais fotofrafias em (publicação de 03/07/2017): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais