“Bullying: Uma história de hoje”

No passado dia 20 de novembro alguns alunos das turmas 6.º 2, 7.º 1, 7.º 2, 8.º 4 e 9.º 6 assistiram, no IPDJ de Castelo Branco, à peça de teatro: Bullying: Uma história de hoje, de David Carronha, apresentada de forma extraordinária pela CONTRAPALCO Produções.

Ficámos a conhecer a história de Pedro, como a de tantos jovens espalhados pelo país e pelo mundo. Pedro escondia-se para não ser maltratado, baixava a cabeça para não ser notado, não falava para não ser humilhado. Razões para isso? Nenhumas.

A humilhação gratuita surgia no seio de um grupo bullies que se queria evidenciar perante os outros. Rodrigo, o líder do grupo desta história, um adolescente sem arrependimentos, sem moral, que vivia para mostrar uma força que não tinha, acabou por revelar que a violência era um refúgio para algo que afinal queria esconder.

A história teve um desfecho imprevisível para Pedro e para Rodrigo, mudando certamente a vida de ambos.

Com esta peça verificámos como o grupo de “amigos” nos pode influenciar e fazer enveredar pelo caminho errado, infringindo uma série de regras que interferem nos direitos dos outros. Percebemos que devemos estar atentos aos que nos rodeiam, observando todos os sinais de alerta.  Dar um pouco do nosso tempo, poderá fazer toda a diferença, podemos salvar uma vida!

Ser vítima de bullying não justifica a passagem a agressor e, se conhecermos casos de bullying, não devemos ter medo de os denunciar, caso contrário, também nos tornamos culpados. Podemos e devemos contribuir para a mudança; quem sabe (re)encontrar o caminho certo!

No final da atuação, algumas caras lavadas em lágrimas garantiram o sucesso da peça e a relevância deste tipo de atividades.

 

Dados adicionais