“PROJETO CRESCER NA CIDADANIA VIII”

Iniciaram-se no Núcleo Distrital de Castelo Branco as ações do “PROJETO CRESCER NA CIDADANIA VIII” com alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, durante a semana de 12 a 16 de novembro. Estiveram envolvidas 18 turmas, num total de 370 alunos, acompanhados pelas professoras titulares. Neste ano letivo de 2018\2019, a EAPN (Núcleo Distrital de Castelo Branco), dando continuidade ao trabalho da educação e reforçando os laços de trabalho em rede, está a trabalhar com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, tornando o projeto Crescer na Cidadania VIII, mais enriquecedor nos seus conteúdos de abordagem.

 O que se pretende com as ações no 1.º 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário (10.º ano):

·Promover a participação equitativa para raparigas e rapazes no processo de decisão, promovendo a democracia paritária.

·Promover uma intervenção ativa de diversos atores para a concretização de uma plena igualdade.

· Compreender o impacto do problema da saúde mental nas atividades da vida diária do aluno, no seu processo de aprendizagem e nas relações com os outros.

Implementámos nos 1.º e 2.º anos a ação “A árvore dos Direitos das meninas e dos meninos - Igualdade de Género" com a leitura do livro: As ideias da Bia de Elizabeth Baguley e a entrega de cartões com as seguintes questões: “Gostavas de ser como a Bia do livro? Porquê?” e “Gostavas de ser como o Hugo e o Neno? Porquê?”.

Por fim, nos 3.º e 4.ºanos, subordinada ao título “Igualdade de Género”, dinamizou-se a atividade “A História de vida da Joana e do João”. Pretendeu–se analisar o modo como, a partir das características biológicas, se tendem a construir histórias de vida diferentes para rapazes e raparigas e explorar a noção de papéis sociais de género.

Dados adicionais