Visita de Estudo ao Museu da Seda

No dia 7 de novembro, os alunos das turmas do 6.º 3 e do 6.º 4, acompanhadas pelas professoras de História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo, Ana Vaz e Otília Corga, realizaram uma Visita de Estudo ao Museu da Seda em Castelo Branco.

Este Museu, tutelado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, foi criado para dar a conhecer a História da produção da Seda em Portugal, o ciclo de vida do Bicho da Seda, as aplicações convencionais e a tecnologia de ponta - nomeadamente ao nível da Biologia e da Medicina - que se podem fazer a partir da utilização deste produto.

A APPACDM de Castelo Branco dispõe da maior produção nacional  Sericícola, tendo desenvolvido parcerias de extrema relevância com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e com a Universidade de Pádua, em Itália.

O Museu é constituído por cinco salas. Na sala um, deram-se a conhecer informações sobre a seda, partindo-se do geral para o particular. A visita iniciou-se com a apresentação da Rota da Seda, a sericicultura em território Beirão, anterior à formação da nacionalidade, e terminou com uma análise cronológica da atividade sericícola na APPACDM.

Na sala dois – Sala dos Audiovisuais – os alunos assistiram à projeção de um pequeno filme sobre a produção da seda. 

As restantes salas denominam-se: Do Bicho ao Fio, Do Fio ao Tecido e do Tecido ao Produto Final. Nestes espaços, os discentes puderam compreender o processo de produção tradicional da seda, conhecer alguns instrumentos tradicionais utilizados, e apreciar alguns objetos de seda.

Na Sala Técnica, puderam realizar atividades com o objetivo de consolidar os conhecimentos e informações apresentadas ao longo da visita, numa experiência acompanhada e tutelada por pessoal especializado. 

 

Dados adicionais