Comemoração do Dia da Diabetes – Projeto “Viver Melhor”

 

No âmbito do Projeto Viver Melhor, atividade de rastreio e sensibilização para uma alimentação mais saudável, dinamizado pelas enfermeiras Maria de Jesus Fradique e Natalina Cardoso da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, os alunos do 3.º ciclo da Escola-sede irão ser sujeitos a uma avaliação do seu estado de saúde mediante a medição do índice de massa corporal, nível de glicemia, entre outros parâmetros. Os pequenos que apresentem indícios de uma alimentação menos cuidada serão encaminhados para uma consulta com um nutricionista.

Por forma a consolidar nos alunos os conhecimentos sobre o que deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, e aproveitando a celebração, no dia 14 de outubro, do Dia da Diabetes, as enfermeiras propuseram a realização de um pequeno almoço partilhado com os alunos de um dos níveis de ensino. Assim, no dia em questão, cada um dos alunos do 7.º ano de escolaridade trouxe de casa alimentos saudáveis (fruta, cereais, iogurtes, leite, gelatina, entre outros) que foram partilhados numa refeição comum decorrida no intervalo maior da manhã, no refeitório da Escola.

No meio de algum alvoroço e muita animação, os alunos puderam degustar os alimentos que os colegas trouxeram e ter a noção de quais deveriam ser os constituintes de um pequeno almoço saudável e regrado.

 

Dados adicionais