Visita do Coro da Catedral de Manchester à EB Afonso de Paiva

O Coro da Catedral de Manchester, dirigido por Christopher Stokes, deslocou-se a Castelo Branco, num intercâmbio dinamizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, tendo agraciado o nosso Agrupamento com uma apresentação fabulosa por parte do grupo juvenil do coro no dia 25 de outubro.

Este pequeno concerto na escola sede contou com a presença de turmas de 5.º e 6.º anos, bem como de pessoal docente e não docente. Os três momentos musicais, magnificamente interpretados, culminaram num pequeno e descontraído workshop por um dos membros adultos do coro que, envolvendo a plateia, procurou demonstrar que, bem dirigidos, “todos sabem cantar”. No final, o jovem coro teve a oportunidade de conhecer a escola e conviver com alguns alunos num intercâmbio cultural de diferentes realidades educativas.

A visita desta distinta comitiva prendeu-se, entre outros, com as sete frentes de altar da Catedral de Manchester, criadas pela arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues e inspiradas no Bordado de Castelo Branco. Trata-se de um trabalho que respeita as matérias primas e técnicas tradicionais do Bordado da nossa cidade, mas que inova nos motivos e nas cores empregues pela supracitada artista.

Durante o breve período que permaneceu em Castelo Branco, o coro participou numa celebração inédita na Sé de Castelo Branco, tendo ainda visitado diversos locais como o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco e o Centro de Cultura Contemporânea, abrilhantando a sua estadia com diversos concertos.

Dados adicionais