Selos Qualidade eTwinning Sarzedas

Os projetos eTwinning desenvolvidos na EB1 de Sarzedas no ano letivo 2017-2018 receberam sete Selos de Qualidade Nacionais, no passado mês de julho. Em outubro, quatro desses projetos obtiveram Selo de Qualidade Europeu. O projeto “Go Europe” foi co-fundado pela EB1 de Sarzedas e por uma escola da Grécia. Nas restantes, a EB1 de Sarzedas foi parceira com uma escola da Figueira da Foz (“Polar Science – Antártica (a flag”), com outra da Roménia  (“Traditions”) e, também, com uma da Turquia (“Travel with flags”).

“Go Europe”: a ideia para iniciar um projeto dedicado ao tema da Europa surgiu após a visita à escola de Carsten Witt, um cidadão alemão que decidiu fazer uma caminhada a pé desde Lisboa até Talin (capital da Estónia), onde pretende fundar um centro de estudos dedicado à Europa. Como na área de Estudo do Meio do 4.º ano de escolaridade se inclui o tema da União Europeia, o projeto criado serviu de mote aos alunos para pesquisas diversas e partilha de conhecimentos com alunos de outros países europeus.

“Polar Science – Antártica (a flag)”: este projeto focou-se na Educação Ambiental, oferecendo ainda a possibilidade aos alunos da escola de elaborarem uma bandeira para enviar até ao continente mais ao sul do nosso planeta, através de cientistas que lá desenvolvem trabalhos de investigação.

“Traditions”: a multiculturalidade foi o principal foco de interesse em participar neste projeto. O intercâmbio, não só online mas também através de correspondência postal, permitiu aos alunos conhecer tradições culturais de outros países e apresentar aspetos culturais portugueses às escolas parceiras.

“Travel with flags”: foi um projeto que permitiu na área do Estudo do Meio do 3.º e 4.º anos de escolaridade que os alunos partilhassem as suas aprendizagens acerca dos símbolos nacionais do seu país com os estudantes das escolas dos países parceiros. O projeto possibilitou ainda a troca entre escolas, via postal, de bandeiras nacionais elaboradas pelos alunos.

No presente ano letivo, a EB1 de Sarzedas continua a incluir projetos seus ou como parceira na plataforma eTwinning. O foco está virado para a matemática e para o coding (programar). Neste mês de outubro já participaram na Codeweek.EU através de uma atividade utilizando o Cody-Roby, tendo a escola recebido um certificado, atestando a sua contribuição para este evento de âmbito internacional.

 

Dados adicionais