Muitas imagens e emoções – Alunos do 7.º 3 na Ilustrarte 2018

Acompanhados pelas professoras de Português, Alice Nascimento; de Português Língua Segunda, Isabel Madeira; e da Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Isabel Cavadas, os alunos do 7.º 3 aproveitaram, no passado dia 2 de outubro, os últimos dias da exposição Ilustrarte, patente no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).

Numa visita demasiado breve, na opinião dos nossos alunos, mas bastante enriquecedora quer pela abordagem inicial da guia quer pela originalidade na apresentação dos trabalhos, cada um pôde, ao seu ritmo e sensibilidade, observar e absorver cada imagem, percorrendo as diferentes salas repletas de cor e detalhes, alimentando a criatividade e ampliando horizontes.

O mote estava lançado: o conjunto de três ilustrações que despertasse as sensações e os sentimentos mais profundos em cada um deveria ser alvo da “objetiva” do telemóvel para um registo autorizado. Posteriormente, nas aulas de Português e de Português Língua Segunda, os nossos jovens seriam, também eles, desafiados a criar um texto narrativo ou poético tendo por base a escolha das suas imagens. O produto final culminará na participação no Concurso Ibérico “Três Imagens…. Quantas Emoções!?”, relacionado com a Ilustrarte 2018.

As professoras agradecem o incentivo e apoio da professora bibliotecária do AE Afonso de Paiva, Carla Nunes, para a realização desta atividade, bem como ao CCCCB pelo excelente acolhimento de alunos e professoras nesta visita que a todos encantou e enriqueceu.

Dados adicionais