Receção aos alunos e encarregados de educação 2018

Um novo ano letivo se inicia e com ele toda a azáfama e ansiedade que afetam alunos, pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e técnicos. É toda uma correria para ver a constituição das turmas e os novos horários, saber quem são os professores e os diretores de turma, conhecer os novos colegas ou rever os do ano anterior.

No sentido de informar alunos, pais e encarregados de educação, todos os anos na Escola sede do Agrupamento se agenda uma reunião geral entre cada diretor de turma e os elementos atrás referidos. Tal como em anos anteriores, durante estas reuniões foram fornecidas aos alunos, mas, fundamentalmente, aos respetivos encarregados de educação, informações importantes para que o ano letivo se tenha iniciado de forma organizada e eficaz, tendo-se, assim, procurado minimizar os problemas decorrentes do início das aulas. Numa sessão de aproximadamente hora e meia foram preenchidos documentos, distribuídos horários e outras informações pertinentes, eleitos os representantes dos encarregados de educação, relembrados os procedimentos disciplinares, entre muitos outros assuntos.

Os encarregados de educação dos novos alunos (5.º ano) foram também recebidos no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva por dois elementos da Direção, que lhes deram as boas vindas e explicaram sumariamente o funcionamento da Escola.

Também nas escolas básicas do 1.º ciclo as aulas se iniciaram no dia 17 de setembro, numa reunião com o professor titular de turma que decorreu entre as 9 e as 12 horas. Para além das necessárias apresentações, cada professor comunicou aos encarregados de educação e alunos todas as informações pertinentes para o bom funcionamento das aulas ao longo do ano letivo que agora se inicia.

Mataram-se as saudades dos colegas do ano anterior e/ou conheceram-se os novos elementos da turma. Foi uma manhã com muita animação e foi, com certeza, com muita alegria que alunos e professores iniciaram as atividades letivas na manhã do dia seguinte.

Esperamos que, com todos estes procedimentos, os alunos se tenham sentido bem-vindos e que rapidamente se integrem, façam grandes amizades e um dia possam vir a lembrar com saudades a escola em que aprenderam a ser excelentes adultos.

 

 

Dados adicionais