Dia das Bandeiras Verdes 2018 (Galardão Eco-Escolas)

Mais uma vez é atribuído ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva o galardão Eco-Escolas, desta feita relativo ao trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2017/2018. Este galardão, que consiste na Bandeira Verde Eco-Escolas, pretende premiar os estabelecimentos que preconizem uma gestão sustentável da Escola e do Ambiente, desenvolvendo atividades, criando e participando em projetos e dinamizando ações de sensibilização com a finalidade de desenvolver nos alunos e na restante Comunidade Educativa um espírito ambientalista e de gestão sustentável do meio ambiente.

Segundo a Coordenação Nacional, “o Eco-Escolas é um programa que desenvolve estratégias para trabalhar a cidadania participativa na área do ambiente, visando um dia a dia mais sustentável na escola e na comunidade. Privilegia a educação ambiental para a sustentabilidade através de estratégias de envolvimento dos alunos em projetos, para e com a comunidade escolar e envolvente (incluindo o município e junta de freguesia). Pertencer à rede Eco-Escolas é ter acesso a diversos desafios, recursos, partilhas e novidades quer na rede nacional (mais de 1500 escolas), quer internacional (67 países).

O Programa Eco-Escolas conta com o apoio de uma Comissão Nacional  - constituída por elementos da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), DGE (Direção Geral da Educação), DGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), Secretarias -Regionais de Ambiente da Madeira e Açores -, ADENE - Agência para a Energia), ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) , DGADR (Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural) -  e de diversos parceiros em projetos. Os municípios  constituem-se igualmente como parceiros fundamentais na concretização do Programa Eco-Escolas…”

Para receber o referido galardão, uma comitiva de seis alunos de diferentes turmas, acompanhada por duas professoras, irão deslocar-se a Pombal no próximo dia 4 de outubro. Aí terá lugar a Cerimónia de Entrega, com muitas atividades e muita animação.

Posteriormente, e ainda no 1.º Período, a Bandeira será hasteada na Escola sede, para que todos possam dela disfrutar.

Como vês, vale a pena pertencer a uma Escola e a um Agrupamento que se preocupam com a Natureza e com o Ambiente!

 

 

O Coordenador do Programa Eco-Escolas

 

 

Dados adicionais