EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de junho 2018

Último mês de aulas e consequentemente do projeto “Nós e os Outros”, talvez por isso, intenso e de grande azáfama – não queríamos deixar nada por fazer.

No meio de fichas de avaliação, provas de aferição, começámos bem o mês. Dia 1 – dia cheio, pleno de emoções, novas experiências e muita partilha – de manhã, foi o Dia do Agrupamento, vivido e “brincado” na Escola Afonso de Paiva; de tarde, Dia da Criança, no Parque da Cidade, com atividades que passaram pela discoteca, cabeleireiro, mecânica, pintura, magia, jardinagem…. Eram tantas que nem conseguimos experimentar todas.

Dia 5, a convite do Fórum de Castelo Branco, participámos na “Semana do Desporto” – ténis, dança, ginástica, insufláveis. Foi um gastar de energias e um coração cheiinho de alegria.

A Associação Amato Lusitano brindou-nos com duas atividades – uma visita às instalações da PSP de Castelo Branco (dia 6) e um Workshop de Teatro (dia 14). A primeira não foi para brincadeiras, tivemos de nos portar bem e foi engraçado conhecer ao pormenor as instalações e todo o material utilizado pelos Srs. agentes; na segunda, não pensem que foi fácil – divertimo-nos e aprendemos que fazer teatro não é para todos.

Mas, por falar em teatro, assistimos à peça “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, baseada na obra de Luis Sepúlveda, levada à cena pelo Clube de Teatro Afonso de Paiva – peça tocante, que nos sensibilizou e de pleno acordo com o nosso projeto: “apesar de diferentes, o valor da amizade e do amor prevalece”.

Bem, continuemos a viagem, mas desta vez viajamos até à Idade Média. Foi o que nos aconteceu dia 8, quando participámos nos Dias Templários. Só o vestir da roupa levou-nos para o tempo dos reis e das rainhas, mas com toda a envolvência sentimo-nos como personagens de um conto tornado realidade. Divertimo-nos e vivenciámos aquilo que pensávamos não ser possível: jogos, pintura com ovos e um pauzinho, falcões, cobras, arautos, danças… Foi magnífico.

No dia 11, visitámos a exposição “A minha cidade é…”, na Casa do Arco do Bispo, organizada pela Junta de Freguesia, com trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Castelo Branco – havia verdadeiras obras de arte.

No dia 22, último dia de aulas, recebemos da Associação, pelas mãos da Daniela e da Christelle, um “Diploma” de participação no Projeto – um diploma cheio de partilha, brincadeira, tolerância, igualdade e muita, muita amizade.

No dia anterior – 21 – tivemos o Encerramento do Ano Escolar, mas não vos vamos contar agora o que se passou. Foi tão, tão especial e importante para nós, que merece uma notícia à parte.

Até já….!!!!

-----

Mais fotografias em (publicação de 17/07/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais