Palestra “As Famílias de Hoje” – Dia Internacional da Família

A equipa de educadoras do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, organizou uma palestra subordinada ao tema “As Famílias de Hoje”, que decorreu no dia 15 de maio de 2018 – Dia Internacional da Família, no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva, das 18h00 às 19h30.

Este encontro, destinado às famílias das crianças apoiadas pela Equipa Local de Intervenção Precoce de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão (ELI) e à comunidade educativa em geral, teve como oradora Telma Alexandre, psicóloga do SNIPI no distrito de Castelo Branco, que abordou o contexto e os desafios que se colocam às famílias na atualidade.

Esta palestra pretendeu ser um   ponto de partida para     uma reflexão sobre o papel e a importância da  família no desenvolvimento da criança desde o nascimento. Após uma contextualização do conceito de família, Telma Alexandre deteve-se naquilo que hoje se sabe acerca da importância decisiva da qualidade da relação precoce que se estabelece entre o bebé e os seus pais ao longo dos primeiros anos da infância.

A oradora apresentou ainda diferentes tipos de prática, de acordo com diversos estilos parentais, e que tipo de atitudes dos pais e/ou         outros  cuidadores são mais eficazes na regulação do comportamento infantil. No final, concluiu que a direção mais acertada é a de uma parentalidade não perfeita, mas antes consciente, assente na partilha positiva de experiências e na aceitação das características únicas de cada criança.           

Por último, foi possível apreciar uma pequena exposição de trabalhos alusivos ao tema, elaborados por cada uma das crianças acompanhadas no âmbito do SNIPI, e que foram distribuídos aos elementos das famílias. As famílias ficaram encantadas com os dotes artísticos dos seus filhos!

Nesta palestra contámos com a presença de cerca de cem pessoas, entre famílias, crianças e profissionais ligados à educação que marcaram expressiva presença, deixando a equipa organizadora agradada e realizada com o referido evento. O Sr. Diretor do Agrupamento fez-se representar pelo professor Luís Santos que, de forma calorosa, recebeu os participantes. O ambiente amistoso e informal permitiu a troca de experiências entre profissionais e famílias.

-----

Mais fotografias em (publicação de 20/05/2018):  Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais