Alunos de Salgueiro do Campo e de Sarzedas acompanharam devolução de cegonha ao seu habitat natural

No seguimento de uma atividade do departamento do pré-escolar do AE Afonso de Paiva – visita ao Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, no passado dia 2 de maio, uma equipa de trabalho daquela instituição deslocou-se a Salgueiro do Campo para libertar uma cegonha que tinha sido acolhida e tratada naquele centro.

Após a escolha do local que se considerou adequado, as crianças deslocaram-se ao mesmo, ao encontro da equipa do CERAS, que transportava a cegonha.

Enquanto as crianças faziam um silêncio muito respeitador, a ave foi colocada no chão. Esta observou atentamente o que a rodeava e… levantou voo!!

Todas as crianças assim como os adultos observaram extasiados a satisfação com que a ave desfrutava dos seus momentos de liberdade. Após alguns voos sobre o espaço em que nos encontrávamos, a cegonha aventurou-se, até a perdermos de vista.

Nesta atividade estiveram presentes as crianças dos jardins de infância de Salgueiro do Campo e de Sarzedas, bem como os alunos do primeiro ciclo de Salgueiro.

Foi uma atividade muito interessante e foi com grande alegria que observámos a cegonha levantar voo e regressar à liberdade, ao ecossistema de que dela necessita.

Agradecemos a deslocação da equipa do CERAS e dos meninos de Sarzedas, pois, por dificuldades de transporte, é sempre difícil deslocarmo-nos para participar em atividades noutros locais.

Bem hajam aos que tornaram esta iniciativa um êxito.

-----

Mais fotografias em (publicação de 19/05/2018): Facebook Afonso de Paiva

 

Dados adicionais