EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de abril 2018

 Abril, o mês em que celebramos a liberdade, a igualdade e a democracia em Portugal, foi o ideal para abordarmos temas como a Multiculturalidade e a Igualdade de Géneros.

A Associação Amato Lusitano trouxe-nos duas atividades:

     • No dia 13, a Drª. Cristina apresentou-nos o tema “As flores têm cor?” A partir deste mote, falámos das diferenças das flores, mas que continuam a ser Flores, com toda a sua inesgotável beleza. Fomos encaminhados a falar sobre a tolerância entre raças, etnias, meninos com várias cores, com usos e costumes diferentes, mas que no fundo são TODOS DIFERENTES MAS TODOS IGUAIS, com as mesmas obrigações e os mesmos direitos. No final, a nossa árvore, com flores de todas as cores, demonstrou isso mesmo – a riqueza da diversidade.

    • A Raquel e a Drª. Daniela, no dia 26, lançaram-nos um jogo: “Quem é quem?”. Com muita atenção, entusiasmo e certos de que estávamos a dar respostas certinhas, lá fomos colocando o que devia ser do menino e da menina. Engano o nosso! No fim, descobrimos que o “dançarino” era o António Casalinho e o(a) “piloto de todo o terreno” era a Elisabete Jacinto. Concluímos, assim, que não há profissões de homens e de mulheres; é preciso é fazermos o que gostamos e o que nos dá prazer para o podermos desempenhar com gosto, alegria e satisfação.

Dia 20, visitámos a III Feira Social IN, onde assistimos a um espetáculo da ETEPA, no qual ainda experimentámos tocar bombo. Lanchámos na feira: um delicioso pão com chouriço, quentinho, acabadinho de cozer.

Comemorámos o 25 de Abril, ouvindo a história “A Liberdade o que é?”, de José Jorge Letria, e aprendemos que a nossa liberdade tem de respeitar a liberdade dos outros.

No dia 23, como já noticiámos, deixámos os nossos espantalhos na Quinta do Chinco.

Mas ainda não terminou… É que este mês iniciámos uma atividade que se prolongará até final do ano letivo: “Criar & Reciclar para Desfilar”, na qual temos a preciosa colaboração dos Profs. Alexandra Cruchinho e Edgar Correia, da ESART, que nos transformaram em “estilistas” e “modelos”. Daremos mais novidades no próximo mês.

-----

Mais fotografias em (publicação de 14/05/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais