AE Afonso de Paiva participou no estudo internacional ICILS

O Agrupamento Afonso de Paiva foi selecionado para representar Portugal no estudo “International Computer and Information Literacy Study” (ICILS) 2018 da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

O estudo pretende medir e analisar os diferentes níveis de literacia em tecnologias de informação e comunicação dos alunos que se encontram a frequentar o 8.º ano de escolaridade. O estudo também recolhe informação sobre os contextos em que os alunos desenvolvem essa literacia, quer dentro quer fora da escola.

No total, o ICILS integra seis instrumentos de recolha de informação a serem aplicados. O estudo com envolvência dos alunos selecionados realizou-se no dia 21 de fevereiro. A participação dos alunos consistiu em realizar um conjunto de tarefas em computador que implicaram a utilização desses conhecimentos e competências. Responderam também a um questionário sobre o seu contexto escolar, as tecnologias de informação e comunicação e sobre a sua utilização no dia a dia.

O ICILS 2018 nãopretende avaliar o desempenho individual de alunos, escolas, professores ou diretores de escolas. Em vez disso, os dados recolhidos permitirão monitorizar os sistemas educativos e fornecer informações relevantes para as políticas educativas, sem revelar a identidade dos respondentes. Não serão publicados quaisquer dados ou relatórios que permitam a identificação individual dos alunos, dos professores ou das escolas.

Mais informação em: http://www.iave.pt/np4/333.html

 

Grato pela colaboração de todos,

O coordenador de Escola

Júlio Diamantino

Dados adicionais