Dia Europeu da Terapia da Fala – “O Terapeuta da Fala pode fazer a diferença na sua vida”

 

[Clique na imagem]

O Dia Europeu da Terapia da Fala (6 de março) foi criado em 2004 com o objetivo de chamar a atenção para a profissão em toda a Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar.

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

O seu campo de atuação vai desde o nascimento, nos cuidados neonatais, idade pré-escolar, idade escolar e idade adulta.

As áreas de intervenção são a comunicação, linguagem oral, linguagem escrita, articulação verbal, fluência, voz, deglutição e motricidade orofacial.

Não é necessário ter um problema ou uma doença para procurar um Terapeuta da Fala. Muito menos há uma idade definida para o consultar.

A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala recomenda que, sempre que sinta que a sua forma de comunicar ou falar condiciona a sua vida social ou profissional, ou que sinta algum tipo de ansiedade sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, consulte um Terapeuta da Fala. O Terapeuta da Fala ajudá-lo-á a compreender o que faz parte de um desenvolvimento “saudável” e o que necessita de uma intervenção profissional.

A Terapia da Fala é uma valência do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pelo que se sentir necessidade ou tiver dúvidas, não hesite em contactar-nos.

Dados adicionais