Obras dos alunos do Castelo recebem apreciação do Mestre Cargaleiro

 

A proximidade com a arte, o desenvolvimento da sensibilidade estética dos alunos e a valorização do seu trabalho são, para professoras e educadoras da EB/ JI do Castelo, uma componente primordial da sua ação pedagógica. O contacto com a arte, seja produzindo-a, seja observando-a, favorece, junto dos alunos, o crescimento individual, um olhar sensível, profundo e crítico sobre o mundo, o respeito pelo outro, pela cultura e pelos valores que regem a nossa vida em sociedade, desenvolvendo, ainda, a capacidade de expressão através de múltiplas linguagens.

Como resultado dessa sensibilização, os espaços interiores da escola e jardim de infância do Castelo ganharam recentemente novas formas e cores com três painéis de azulejos inspirados na obra do mestre Cargaleiro, pintados pelos alunos após uma visita à Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, no 1.º período. Foi com alegria que os alunos viram os seus trabalhos reunidos, contribuindo para o embelezamento da sua escola, já de si muito colorida e repleta de trabalhos dos atuais alunos e dos que ali fizeram a sua escolaridade em anos anteriores. Mas o orgulho foi ainda maior quando viram recentemente o seu trabalho apreciado pelo próprio mestre Cargaleiro, que lhes deixou, por escrito, uma amável mensagem que se irá juntar às obras dos nossos pequenos artistas.

Bem haja, Mestre, por este gesto de simpatia e de incentivo. É uma honra ter o seu nome nestas paredes que queremos sempre cheias de vida.

-----

Mais fotografias em (publicação de 13/02/2018): Facebook Afonso de Paiva

 

Dados adicionais