Ação de Sensibilização sobre Suporte Básico de Vida

No dia 4 de junho, teve lugar, no auditório da escola-sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida. Esta atividade, que partiu de uma colaboração entre os grupos de Educação Física e Ciências Naturais, destinou-se aos alunos do 9.º ano de escolaridade e foi dinamizada pela Associação de Profissionais de Educação Física (APEF), numa parceria com enfermeiros da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).

De uma forma descontraída e muito apelativa, os enfermeiros, que trabalham com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Serviço de Urgência da ULSCB, explicaram os principais procedimentos a ter numa situação em que alguém se encontre em perigo de vida. Depois, numa segunda fase, esses mesmos procedimentos foram exemplificados em particular para grupos-turma, mediante a utilização de um modelo anatómico. Todos os alunos puderam assim pôr em prática os conhecimentos recém-adquiridos e esclarecer algumas dúvidas bastante pertinentes.

Tratou-se de uma sessão muito interessante, em que os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais foram abordados de uma forma prática e dinâmica, no dia em que a APEF comemorava os 30 anos de existência.

-----

Mais fotografias em (publicação de 25/06/2018): Facebook Afonso de Paiva

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Comemorou-se, no passado dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. No Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o dia assinalou-se um pouco mais cedo, a 30 de maio, com várias sessões de esclarecimento acerca dos malefícios do tabaco no auditório da escola-sede, por uma equipa de profissionais de saúde do Centro de Saúde de São Miguel, de Castelo Branco, responsável pelas consultas de cessação tabágica.

As sessões centraram-se nos efeitos que o cigarro tem no nosso organismo, bem como em imagens e campanhas antitabágicas. Não querendo recorrer a um lugar comum, deve ser dito que, ainda assim, cada imagem valeu por mil palavras e certamente dissuadiu a maioria dos presentes de alguma vez darem início a tão nefasto vício. Bem audíveis na plateia foram também as diversas manifestações de rejeição perante essas visualizações.

No final, todos tiveram direito a uma fita comemorativa do Dia Mundial Sem Tabaco, a ser colocada no pulso, para não esquecer.

Parabéns aos organizadores e, em especial, às oradoras por terem transmitido tão bem a sua mensagem.

-----

Mais fotografias em (publicação de 25/06/2018): Facebook Afonso de Paiva

Vídeo | Atividades de maio 2018 -2

[Clique na imagem]

Vídeo | Pré-Escolar - Encontro com a Proteção Civil

[Clique na imagem]

Crianças dos jardins de infância do AE Afonso de Paiva em encontro com a Proteção Civil

No dia 25 de maio, os jardins de infância do Agrupamento participaram num encontro com a Proteção Civil, planificado no Plano de Atividades.

Enquanto educadores preocupados em transmitir valores de cidadania e de respeito pela natureza, orientámos o nosso projeto para ajudar as crianças a compreender e valorizar os serviços da Proteção Civil na Comunidade. Interpretar sentimentos e emoções dos outros em situações de catástrofe ajuda-as no seu processo de crescimento, promovendo condutas de entreajuda.

A nosso pedido, a Proteção Civil organizou este encontro, englobando diversos organismos que integram os serviços de proteção à Comunidade. Com o transporte dos grupos assegurado pelas Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Sarzedas e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, os grupos reuniram-se no aeródromo de Castelo Branco.

Cada organismo efetuou uma demonstração dos serviços prestados à Comunidade. Organizaram-se por espaços, onde estavam expostos os respetivos veículos e materiais, interagindo com as crianças, que tiveram oportunidade de observar e manipular os utensílios necessários para cada atividade. As crianças tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer o helicóptero do GIPS e de assistir a uma demonstração com os cães da GNR, observar os veículos e materiais dos Bombeiros, dos Canarinhos, dos Sapadores e da GNR, assistir a um filme sobre condutas a ter em caso de terramotos e visitar o carro do Comando de Operações de Socorro.

Prensando no futuro, os educadores destacam o papel desenvolvido por todos os organismos da Proteção Civil, que tornou esta ação muito positiva, promovendo aprendizagens muito significativas que frutificarão nas atitudes e comportamentos dos nossos alunos.

Será do interesse de todos nós ter em conta a disponibilidade revelada pela Proteção Civil para novos encontros.

A todo os que tornaram possível este encontro deixamos o nosso Bem-Haja!

-----

Mais fotografias em (publicação de 24/06/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais