Um dia mais azul no AE Afonso de Paiva

No passado dia 11 de abril, foram realizadas, na EB Afonso de Paiva e na EB1 de S. Tiago, um conjunto de iniciativas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, onde participaram todos os alunos de ambas as escolas.

No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a inclusão de alunos com perturbação do Espetro do Autismo, foi pedido aos alunos, professores e assistentes operacionais das escolas referidas, onde funcionam as duas unidades, para trazerem vestida uma t-shirt azul, tendo a maioria dos alunos aderido, tornando o dia “mais azul”.

Foi ainda distribuída, a cada turma do 2.º e 3.º Ciclo, uma cartolina em forma de puzzle, onde foram registadas frases, palavras e desenhos relativamente ao Autismo e à inclusão de crianças com essas características. O resultado desta atividade foi surpreendente, pois verificou-se que muitos alunos pesquisaram sobre a temática e apresentaram trabalhos muito interessantes. Tal foi visível na exposição de todas as peças, formando um grande puzzle com ideias e opiniões muito adequadas e marcantes.

Foram também distribuídos uns laços azuis, aos professores e assistentes operacionais de ambas as escolas.

Durante o dia, foi passado um vídeo com pequenas curtas-metragens no átrio da escola sobre esta temática.

Para concluir as atividades, este dia ficou registado numa fotografia coletiva com os todos os alunos envolvidos, tendo todos eles formado uma enorme e AZUL moldura humana.

Toda a escola ficou de parabéns e mais uma vez ficou comprovado que toda a comunidade escolar é espetacular e adere com grande espírito de equipa a este tipo de iniciativas, tornando o dia 11 de abril, um dia mais azul.

O nosso obrigado a todos.

-----

Mais fotografias em (publicação de 26/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

Vídeo | Concurso Nacional de Leitura 2018 - Fase Municipal

[Clique na imagem]

Afonso de Paiva na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2018

No dia 18 de abril a Biblioteca Municipal de Castelo Branco acolheu a Fase Municipal da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Participaram aproximadamente 4 dezenas de alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Castelo Branco. Os alunos participantes realizaram uma prova escrita seguida de uma prova oral, a partir de obras previamente selecionadas pelo júri, designadamente: "O soldadinho de chumbo", de Hans Christian Andersen (1.º ciclo); "O livro que falava com o vento e outros contos", de José Jorge Letria (2.º ciclo); "O caso do beco das sardinheiras", de Mário de Carvalho (3.º ciclo) e "O velho que lia romances de amor", de Luís Sepúlveda (Ensino Secundário).

Ao júri, composto por Cláudia Cravo Jorge (Biblioteca Municipal), Pedro Rafael Gomes (coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares) e Margarida Morgado (Professora na Escola Superior de Educação de Castelo Branco), coube a difícil tarefa de selecionar um vencedor por cada categoria (nível de ensino). De entre os alunos apurados que irão representar o município de Castelo Branco na Fase Intermunicipal, que se realizará a 11 de maio na Biblioteca Municipal de Oleiros, o aluno Diogo Carrola do 9.º2 do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva é o vencedor na categoria do 3.º ciclo, cabendo ainda à aluna Maria Inês Roque do 6.º2 o lugar de suplente na categoria do 2.º ciclo.

Todos os participantes receberam brindes e um Certificado de Participação e os vencedores um Diploma e um cheque-vale em livros na Livraria A Mar Arte. A complementar esta iniciativa, e num momento de narração de histórias, esteve presente a sempre luminosa contadora de histórias Clara Haddad, que encantou miúdos e graúdos.

A professora bibliotecária Carla Nunes destaca mais uma vez “a relevância deste concurso, este ano e pela primeira vez englobando todos os níveis de ensino, reforçando o propósito de dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal e significativo, demonstrando, em imagens e momentos de que são feitos estes concursos, o verdadeiro prazer de ler”, parabenizando expressivamente todos os participantes.

 

A professora bibliotecária, Carla Nunes

 

Equipa Feminina de Basquetebol 3x3 da Afonso de Paiva Vice-Campeã Regional

Disputou-se, no dia 19 de abril, o Campeonato Regional de Basquetebol 3x3, no Pavilhão Municipal do Fundão, onde estiveram presentes as melhores equipas dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu, entre as quais a equipa de Infantis B Feminina da Escola Básica Afonso de Paiva, constituída pelas alunas Luísa Duarte, Bruna Antunes, Elisabete Vorobyova e Adriana Torres, sob orientação do professor Pedro Coelho.

Nesta competição promovida no âmbito dos quadros competitivos do Desporto Escolar, a equipa feminina da EB Afonso de Paiva repetiu os excelentes resultados alcançados no Campeonato Distrital, subindo novamente ao 2.º lugar do pódio. Sendo vice-campeã regional, conquistou, também, o apuramento para o Campeonato Nacional, que irá decorrer em Viseu, no dia 17 de maio.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva congratula a equipa e o seu treinador pelas conquistas, desejando-lhes o melhor para os futuros jogos.

-----

Mais fotografias em (publicação de 24/04/2018): Facebook Afonso de Paiva

 

Hoje é Dia de Ler um Livro!

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e, por decisão da UNESCO, a 23 de abril e pretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã, em que os homens oferecem neste dia às suas senhoras uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo e por coincidência, nesta data nasceu e morreu William Shakespeare, deixou-nos Cervantes e numerosos escritores famosos vieram ao mundo ou faleceram.

Nas bibliotecas escolares do AE Afonso de Paiva e como forma de assinalar a data através da promoção de iniciativas ligadas à leitura, aos livros e ao acesso à informação e ao conhecimento, poderá ser visionado (ao longo do dia) o filme de animação The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma curta-metragem de animação americana de 2011 (dirigido e escrito por William Joyce e Brandon Oldenburg), vencedor do Óscar de melhor curta-metragem de animação em 2012, sendo uma verdadeira homenagem aos livros. Simultaneamente e logo a começar o dia, pelas 8.30h da manhã, todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos irão assistir a esta curta de animação em contexto de sala de aula, como forma de marcar o dia. Na escola-sede do agrupamento estarão dispostos códigos QR nas portas das salas e outros espaços da escola básica Afonso de Paiva que remetem para uma informação síntese sobre a data e a sua importância.

Para a equipa das bibliotecas escolares Afonso de Paiva e S. Tiago, os livros são muito importantes para os mais novos e, muito particularmente, para os meninos do jardim-de-infância que, mesmo sem saberem ler, têm por eles um amor e um fascínio imenso. Os livros são portas para a descoberta da língua que se faz arte, explorando a beleza das palavras, o mundo das formas e das cores, das sensações e das emoções. Com os livros vivem-se aventuras que de outra forma não seriam possíveis. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação e elementos fundamentais no processo educativo. Por isso, fica o conselho: leiam, sozinhos ou com os outros, partilhem histórias e memórias, aventurem-se nessa viagem que iniciamos quando se começa a ler um livro novo! Boas leitur@s!

 

A professora bibliotecária, Carla Nunes

Dados adicionais