Vídeo | Atividades de junho 2018 (2.ª Parte)

[Clique na imagem]

Encerramento das atividades letivas – Sarzedas

O encerramento do ano letivo proporcionou mais um momento de convívio entre todas as crianças do J.I. e do 1.º CEB e suas famílias. O mesmo decorreu no salão da Junta de Freguesia, uma vez que as condições atmosféricas não permitiram que fosse realizado na zona de lazer do Pomar, como havíamos planeado. Após convívio entre as crianças, com a realização de jogos e muitas brincadeiras, seguiu-se o almoço partilhado com as famílias e a entrega de diplomas aos finalistas e certificado de frequência às crianças do Jardim de Infância.

Com votos de boas férias, marcamos reencontro para setembro… Até lá!

Mais fotografias em (publicação de 20/07/2018): Facebook Afonso de Paiva

Filme | Hino da Escola do Castelo

[Clique na imagem]

EB/JI do Castelo – Encerramento do Ano Escolar

No princípio não passou de uma apresentação de mais um projeto, chamámos-lhe “Pano Cru”. Uma conversa, uma explicação … e um desenho.

Depois chegaram aqueles vestidos de pano cru e umas t-shirts brancas. O tempo começou a passar, o trabalho a apertar; era preciso recortar, cozer, fazer pompons e mais pompons e tudo começou a tomar forma, cor… tudo se tinha transformado como nas histórias.

Finalmente o dia chegou e aquilo que parecia fácil transformou-se numa pilha de nervos, numa ansiedade, era preciso desfilar e mostrar a todos o trabalho final.

Já não eram só os professores, eram os pais, os amigos, as individualidades…mas foi tão bom!

A tarde de quinta-feira, dia 21 de junho, foi o culminar de toda esta azáfama que nos encheu de orgulho!

A festa iniciou-se com um filme, sobre as atividades realizadas ao longo do ano; depois o sentirmo-nos modelos por uns minutos e mostrarmos a todos o que tínhamos conseguido fazer, num desfile de entrega e muitos nervos e no final um Hino ao nosso projeto com letra da professora Célia e muitas vezes ensaiado pela professora Sónia.

Obrigado ESART! Professores Alexandra e Edgar já estamos à espera da próxima.

E como dizia o belíssimo filme realizado pela professora Alice Nascimento, da Equipa de Divulgação:

 

“Um ano inesquecível que nos encheu o coração.

A TODOS os que connosco o construíram BEM HAJAM”

-----

Mais fotografias em (publicação de 19/07/2018): Facebook Afonso de Paiva

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de junho 2018

Último mês de aulas e consequentemente do projeto “Nós e os Outros”, talvez por isso, intenso e de grande azáfama – não queríamos deixar nada por fazer.

No meio de fichas de avaliação, provas de aferição, começámos bem o mês. Dia 1 – dia cheio, pleno de emoções, novas experiências e muita partilha – de manhã, foi o Dia do Agrupamento, vivido e “brincado” na Escola Afonso de Paiva; de tarde, Dia da Criança, no Parque da Cidade, com atividades que passaram pela discoteca, cabeleireiro, mecânica, pintura, magia, jardinagem…. Eram tantas que nem conseguimos experimentar todas.

Dia 5, a convite do Fórum de Castelo Branco, participámos na “Semana do Desporto” – ténis, dança, ginástica, insufláveis. Foi um gastar de energias e um coração cheiinho de alegria.

A Associação Amato Lusitano brindou-nos com duas atividades – uma visita às instalações da PSP de Castelo Branco (dia 6) e um Workshop de Teatro (dia 14). A primeira não foi para brincadeiras, tivemos de nos portar bem e foi engraçado conhecer ao pormenor as instalações e todo o material utilizado pelos Srs. agentes; na segunda, não pensem que foi fácil – divertimo-nos e aprendemos que fazer teatro não é para todos.

Mas, por falar em teatro, assistimos à peça “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, baseada na obra de Luis Sepúlveda, levada à cena pelo Clube de Teatro Afonso de Paiva – peça tocante, que nos sensibilizou e de pleno acordo com o nosso projeto: “apesar de diferentes, o valor da amizade e do amor prevalece”.

Bem, continuemos a viagem, mas desta vez viajamos até à Idade Média. Foi o que nos aconteceu dia 8, quando participámos nos Dias Templários. Só o vestir da roupa levou-nos para o tempo dos reis e das rainhas, mas com toda a envolvência sentimo-nos como personagens de um conto tornado realidade. Divertimo-nos e vivenciámos aquilo que pensávamos não ser possível: jogos, pintura com ovos e um pauzinho, falcões, cobras, arautos, danças… Foi magnífico.

No dia 11, visitámos a exposição “A minha cidade é…”, na Casa do Arco do Bispo, organizada pela Junta de Freguesia, com trabalhos realizados pelos alunos das escolas de Castelo Branco – havia verdadeiras obras de arte.

No dia 22, último dia de aulas, recebemos da Associação, pelas mãos da Daniela e da Christelle, um “Diploma” de participação no Projeto – um diploma cheio de partilha, brincadeira, tolerância, igualdade e muita, muita amizade.

No dia anterior – 21 – tivemos o Encerramento do Ano Escolar, mas não vos vamos contar agora o que se passou. Foi tão, tão especial e importante para nós, que merece uma notícia à parte.

Até já….!!!!

-----

Mais fotografias em (publicação de 17/07/2018): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais