Medida “Gerir e Intervir”

A implementação da medida “Gerir e Intervir”, numa turma de 6.º ano, chegou ao final com a concretização da 10.ª sessão. As temáticas abordadas foram variadas, com objetivos claros e abrangentes: “aprender a aprender” e “aprender a ser”, relacionando-se saudavelmente com os outros. Estes componentes tão importantes são a base para melhorias que terão repercussões no desenvolvimento mais harmonioso destes jovens.

Na última sessão, os alunos surpreenderam-nos com uma pequena peça de teatro que tão bem encenaram e representaram, e através da qual nos demonstraram o quanto aprenderam, especialmente sobre a temática do bullying. O texto apresentado revelou-se envolvente e repleto de emoções. Destacamos duas das suas mensagens:

“Os teus verdadeiros amigos vão acreditar no que lhe contares. Eles serão os primeiros a ajudar-te e a proteger-te.”

“Se, por acaso, se afastarem de ti numa altura em que tanto precisas, pode ser sinal que não são teus verdadeiros amigos.”

Aos alunos com quem tivemos o prazer de desenvolver esta medida deixamos a seguinte mensagem: “O amor motiva a necessidade de proteção e pode manifestar-se de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platónico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor-próprioO amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.”

Envolvam-se no AMOR, tal como nos envolvemos neste projeto.

 

Basilina Oliveira

Cidália Ribeiro

-----

Mais fotografias em (publicação de 29/06/2017): Facebook Afonso de Paiva

Dados adicionais