Visão, Missão e Valores

Afonso de Paiva, patrono do agrupamento, era natural de Castelo Branco, cidade onde desempenhou o cargo de Escrivão do Serviço Real da Comuna dos Judeus. No quadro das Descobertas e Conquistas Portuguesas, integra a missão que o rei D. João II, Príncipe Perfeito, entregou em 1487 a Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã, que partiram juntos da cidade de Santarém, onde se achava a Corte, na viagem que tinha como objetivo estabelecer a exata localização da Índia, cobiçada terra das especiarias. A figura de Afonso de Paiva remete para valores que norteiam a visão e a missão do agrupamento: integridade, lealdade, dedicação, empenho, curiosidade intelectual e espírito de descoberta.

Visão

 Queremos assumir uma cidadania empenhada, criar uma instituição prestadora de serviços educativos, dentro do quadro legal e normativo a que está sujeita, implementando soluções adaptadas à comunidade que serve, propondo-se responder às suas necessidades e expetativas, criando oportunidades para todos e assumindo-se como agente de mudança. Queremos ser um agrupamento capaz de receber todos os públicos e de se organizar para nele cada um encontrar uma resposta adequada e uma oportunidade. Um agrupamento capaz de  detetar as diferenças potenciadoras de uma comunidade escolar mais rica, que assente a sua riqueza na diversidade.

Missão

O propósito de concertar princípios e anseios, de identificar áreas de intervenção prioritária e de definir linhas de orientação estratégicas, para o triénio 2014-2017, sintetiza-se no lema: Integrar, Unir e Formar.

Integrar realidades distintas, tendo em conta a heterogeneidade dos alunos e dos agregados familiares, garantindo igualdade de oportunidades para todos.

Unir para finalidades comuns agregando esforços e vontades de toda a comunidade educativa.

Formar para o desenvolvimento integral dos alunos de acordo com as suas potencialidades e anseios.

Valores

Pretende-se que os valores subjacentes a este projeto educativo, assentes em três grandes áreas - Qualidade, Integração e Cidadania, sejam partilhados pela comunidade escolar e que os mesmos orientem todas as ações a desenvolver. Queremos preparar cidadãos dotados  de valores estruturantes da nossa sociedade e das necessárias competências que conduzam ao seu desenvolvimento integral.

 

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva situa-se no concelho e distrito de Castelo Branco. É constituído pela Escola Básica Afonso de Paiva (Escola Sede – 1.º, 2.º e 3.º ciclos) e pelos jardins-de-infância Quinta das Violetas, Salgueiro do Campo e Sarzedas, pela Escola Básica do 1.º ciclo com jardim-de-infância do Castelo e pelas escolas básicas do 1.º ciclo da Mina, de São Tiago e das Sarzedas. No Salgueiro do Campo funciona uma sala de apoio (escola do 1.º ciclo já extinta). A área de influência abrange o espaço urbano e rural da região S-SW da cidade e do concelho de Castelo Branco.

As diferentes unidades que compõem o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva apresentam, após as obras de requalificação operadas a partir de 2008/2009, condições físicas adequadas, oferecendo um conjunto de instalações e equipamentos com qualidade, onde o conforto, a adequação dos espaços, a tecnologia e a estética se associam, constituindo-se como uma mais-valia no processo educativo. Excetuam-se as unidades das áreas rurais onde a perspetiva de deslocação para a escola-sede ou para outras escolas do Agrupamento, apresentando-se como um dado incontornável, desaconselham qualquer tipo de investimento em obras de requalificação.

 

(Fonte: Projeto Educativo - Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva)

Dados adicionais